terça-feira, 31 de julho de 2007

Mercado - Visão geral de recursos disponíveis no sistema.

Bom, começamos o blog tratando de aspectos técnicos e históricos do ERP Microsoft Dynamics AX.

As dicas e tutoriais auxiliam na área técnica, mas se você não pertence a esse contexto, certamente deseja saber o que o Dynamics AX possui que pode agregar valor à sua empresa.

O Dynamics tem sua origem no chão de fábrica. O seu módulo de produção é talvez um dos mais complexos disponíveis no mercado.

Através de uma boa implantação, é possível integrar as inúmeras variáveis existentes no universo da manufatura, gerenciamento de estoques, supply chain management, MRP e MPRII, WMS e CRM, todos eles interligados, gerando impacto na gestão financeira.

Os resultados podem ser analisados através de relatórios comuns, cubos OLAP e balanced scorecards.

Outro ponto forte é a navegabilidade. Para um usuário autorizado, é possível através de uma nota-fiscal, visualizar os movimentos contábeis em dois ou três cliques. Ainda é possível buscar os dados da lista de materiais utilizada no processo e consequentemente visualizar item a item, os custos de produção de determinado bem ou serviço.

Essa visibilidade possibilita que os usuários tenham as informações em mãos sem a necessidade de conhecer caminhos complicados ou códigos de nomes de tela, como é encontrado em outros ERPs no mercado.

Com todas as ferramentas integradas, o Microsoft Dynamics AX, aliado ao Microsoft Office pode se tornar ao mesmo tempo um sistema para controle de operações, utilizando o seu potencial WMS, gerenciar a demanda de materiais, através do MRP, consolidar as operações de custeio e determinação dos preços de venda, através do seu módulo Financeiro/Contábil, e por fim, gerar relatórios de Business Intelligence customizáveis às necessidades.



Componentes COM

Olá.

Hoje eu irei falar sobre a integração do Microsoft Dynamics AX com componentes COM, que não foram construídos sobre o .NET framework. (C++, Visual Basic 6, etc..)

Hoje irei mostrar os primeiros passos, através do COM Class Wrapper Wizard.

Esse assistente já faz todo o trabalho: Importa o arquivo, declara as classes e já faz referência ao seu registro no Windows.

Para acessá-lo, vá ao menu Tools > Development Tools > Wizards > COM Class Wrapper Wizard.



Passo 1: Selecione o componente da lista, como é feito na maioria das IDE's.


Passo 2: Selecione uma máscara a ser adicionada aos nomes das classes, para que você possa futuramente distinguir dos objetos do sistema. EX:


Passo 4: Os elementos são exibidos e estão prontos para utilização.




sexta-feira, 27 de julho de 2007

Dicas e Truques - "Tunando" o Axapta

Olá a todos,

Primeiro post considerado "polêmico" pelo pessoal aqui. Muitos não gostam da ideia de add-ins como os feitos no firefox e já falaram pra eu não ficar fuçando muito nas classes de sistema, mas em alguns casos acho válido, já que uma das caracteristicas principais do Axapta é justamente o fato de você poder modificar uns 90% do sistema em si.
Pois bem, estou fazendo uns testes com 2 ferramentas de desenvolvimento. São elas:

  • TabAX ( Que cria uma nova barra com funções das mais diversas e introduz um conceito de abas para os forms já abertos e diversos atalhos como compare e outros)
  • SysTableBrowser (Que na verdade é uma melhoria da SysTableBrowser tradicional, onde são implementadas novas possibilidades como a seleção dos campos que serão exibidos na grid.)
Abaixo alguns print-screens das 2 ferramentas.

SysTableBrowser

Standard



Tunado



TabAX




Até o próximo post.

fonte: Axaptapedia

download do TabAX
download do SysTableBrowser

Nome da instância na barra de títulos

Olá a todos!

Essa dica é bem simples.
Quando se trabalha com várias instâncias do Dynamics AX simultaneamente, como por exemplo, um application em produção e outro para base de testes, é interessante ter o nome das instâncias à vista, para diferenciá-las de maneira rápida.
Utilizando o código citado abaixo, o application instance configuration name será exibido na barra de títulos, juntamente com as informações de licença. Isso é tratado pela classe Info, conforme exemplo:


void workspaceWindowCreated(int _hWnd)
{
;
// Put workspace window specific initialization here.
WinAPI::SetWindowText(_hWnd, strFmt("%1 - %2",WinAPI::getWindowText(_hWnd), xInfo::configuration()));
}


Na barra de títulos, o caption ficará:
[Título pré-existente] - AX_PRODUCAO.
ou
[Título pré-existente] - AX_BASE_TESTES.

Hope it helps!

Fonte do código: www.axaptapedia.com

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Primeiro post.
Criamos este blog para realizar uma troca de idéias sobre o ERP Microsoft® Dynamics AX.
Começarei colocando um link para o histórico do Microsoft Dynamics AX, que já foi Microsoft Business Solutions Axapta, Navision Axapta, Damgaard Axapta e por aí vai.

Link: MBS Advisor - Histórico AX.
(em inglês).