quinta-feira, 27 de março de 2008

Impostos no AX - Impostos retidos nos pagamento

No meu ultimo post, explorei um pouco os impostos sobre o faturamento, que faz parte do Ax original e foi modificado para que funcionasse no Brasil.



Vou explorar agora os impostos retidos no pagamento, que no Ax original, em inglês, é chamado de withholding tax.



Vale a pena comentar que a tradução ficou diferente, "Retenção de impostos", quando a denominaçaõ deveria ser algo como "Impostos retidos", termo que estamos mais acostumados no dia a dia.



Esses impostos são calculados quando um titulo é marcado para liquidação. Contudo, as seguintes condições devem ser verdadeiras para que o sistema calcule os impostos:



1. O campo "Grupo de retenção de impostos" na linha do diário (ledgerJournalTrans) estar preenchido.

2. Ser um pagamento de uma transação criada junto com a nota fiscal (registro de pedido de compra e pedido de venda).

3. Campo "calcular retenção de imposto" estiver marcado no cadastro de fornecedor (para ctas a pagar) e nos parametros do contas a receber (para retenção a partir do ctas a receber).

4. Campo "calcular retenção de imposto" estiver marcado para o título (tanto ctas a receber quanto ctas a pagar).

5. Quando uma nota fiscal for registrada dos pedidos, um item tipo SERVIÇO seja utilizado OU quando uma nota fiscal for registrada dos Diários de Notas Fiscais de fornecedores, o campo "Nota fiscal de serviços" (aba Nota Fiscal) estiver marcado.



No proximo post comento sobre as configurações necessarias para o calculo do imposto.

3 comentários:

Anônimo disse...

E ai Matiazzo blz sou o Gilberto da FBM trabalho com o Marcelo.
Seria interessante que o AX alem de criar um lançamento contabil criasse tambem uma provisão no financeiro com a data de pagto do respectivo imposto a ser pago na sua data de vencimento especifico.Pois temos na nossa legislação varios impostos de esfera municipal, estadual e federal cada um com uma data de vencimento.Seria interessante o AX nos possibilitar essa ferramenta.

Unknown disse...

Blz Matiazzo.

Bom post cara, os posts ajudam bastante, se dê posta alguma coisa sobre as novidades da próxima versão do Ax.
abraço.
at.

Anônimo disse...

Muito bom esse AX. Alguém sabe se ele pode também calcular as metas de importes tributários cf. Lei 5676/09. Da mesma forma, a recuperação de valores em importes retidos por transações reduzidas de ICM/S cf. Lei Federal 8889/07