segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Removendo Dados de Utilização de Usuários

Boa tarde a todos,


Uma das funcionalidades mais impressionantes, por assim assim dizer, que o DAX possuí é a capacidade do usuário de realizar diferentes tipos de pesquisas, sejam quais forem os critérios. Muitas vezes você terá relacionamentos 1:n ou n:1 disponíveis e com isso o proprio operador do sistema tem em mãos pesquisas completamente personalizadas, valendo-se sempre a ressalva:"Desde de que saiba-se o que está fazendo".
Hoje, utilizando essas pesquisas , me deparei com um problema um tanto quanto inusitado. Quando são utilizadas as queries do sistema para filtrar-se as informações, se novas tabelas forem incluídas e a consulta seja salva, não é mais possível deleta-las de um modo simples e voltar para a funcionalidade standard.


fig.1 - Proposta de pagamento standard




Utilizando como base o filtro da proposta de pagamento do contas a receber, incluí uma nova tabela (linhas do diário). Na figura 2 vemos o exemplo do formulário assim que a tabela é incluida com a opção de exclusão habilitada. Já a figura 3 mesmo contando com as mesmas tabelas da figura 2 não tem mais disponível a opção de exclusão.


fig.2 - Opção de exclusão habilitada



fig.3 - Opção de exclusão inexistente



Caso utilize-se o debug do processo, a "volta" pelas classes do sistema será grande e com certeza passará por muitos objetos SYS, o que não é muito bom por assim dizer, tendo como adendo o tempo gasto, que será alto e muitas vezes sem qualquer conclusão. Nesse caso, o DAX oferece de uma forma até que bem simples para que a pesquisa standard sejá reestabelecida.

Para isso, basta entrar na tela de opções do usuário (Administração > Usuários > Opções do usuário) ou ir direto utilizando o menu (Ferramentas > opções). Na sequencia utilizando o botão Dados de utilização visualizamos o formulário, onde todas as informações especificas do usuário que fogem do padrão do sistema, então caso você tenha mudado a ordem dos campos em uma grid ou no nosso caso alterado os critérios de pesquisa, podemos visualizar utilizando esse formulário. Fica o alerta para não usar o botão de Redefinição indiscriminadamente, pois como o formuláruo frisa, TODAS as configurações do usuário selecionado serão excluídas.
No momento em que altera-se a pesquisa padrão, a tabela SysLastValue é preenchida com as novas configurações, e o que tem-se a fazer é encontrar o registro e remove-lo na sequencia conforme a figura 4. Após esse procedimento, a pesquisa em questão volta ao seu status standard.


fig.4 - Visualização das configurações do usuário




Vale lembrar que esse mesmo procedimento pode ser utilizado para recuperar as configurações originais de tamanho de tela, campos que estão invisíveis, botões, campos em grid, etc etc etc.

Até o próximo post,

Daniel Zanni

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