sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novidades da localizaçao do Dynamics Ax2009 - Project Accounting

Localizamos o módulo de Project Accounting para o Brasil, agora é possivel registrar notas fiscais de projetos utilizando os impostos brasileiros!

O Project Accounting permite que o controle da contabilidade de projetos, registro de horas e materiais consumidos nos projetos além de acompanhar o desempenho financeiro financeiramente as receitas e custos de projetos de preço fixo, time and material, além do acompanhamento dos custos de projetos internos da empresa.

O módulo é extenso e tem funcionalidades complexas para o acompanhamento financeiro de diversos tipos de projeto, não pretendo aqui mostrar com é funcionamento dessas funcionalidades e sim comentar um pouco de algumas funcionalidades importantes que foram localizadas para permitir o faturamento de projetos no Brasil.

O cálculo de impostos é aplicado no momento do faturamento nas transações de projetos, como:

1. Horas postadas em diários de horas
2. Produtos consumidos em diários de estoque
3. Custos do projeto apontados em diários de custo da contabilidade
4. Transações 'On Account', que são faturamentos antecipados ou parcelas fixas

Ainda necessário para o faturamento foi inclúido o códigos de serviço na Categoria de Projeto, isso permite que o tipo de serviço prestado possa ser definido na estrutura que define extamente a natureza das receitas e despesas do projeto. O grupo de impostos de item também é definido na categoria de projeto.

Funcionalidade de quebra de nota fiscal por código de serviço foi adicionada quando se cria a proposta de faturamento, essa funcionalidade permite que a proposta seja quebrada por código de serviço, possibilitando que cada nota fiscal somente tenha um código de serviço. O CFOP também é utilizados nessa quebra, de forma que CFOPs de venda para o mesmo estado não sejam faturados juntamnete com CFOPs de venda para outro estado.

Outra funcionalidade bem interessante é a que agrupa todas as transações faturadas por categoria de projeto, por empregado ou sem agrupamento, além do código de serviço quando a opção de quebra por código de serviço for utilizada.
Essa funcionalidade permite uma adminsitração da granularidade maior ou menor das linhas da nota fiscal.

THIS POST IS PROVIDED AS-IS; AND CONFERS NO RIGHTS.

Um comentário:

Jorge disse...

estou estudando essa parte fiscal do ax e realmente ela é complexa, mas nem tudo é fácil né?
Bom mas parabéns pelo artigo e continue nos dando conhecimento, o qual necessitamos muito.
Até a próxima