quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Dicas e Truques - Pesquisa Global

Olá a todos,

Mais um post, agora visando a utilização de um novo recurso introduzido na versão 4.0 do Dynamics AX chamada Pesquisa Global. Essa pesquisa auxilia o usuário a rastrear informações de maneira simples e rápida, porém para utilizar esse recurso é preciso antes ter em mente quais os tipos de rastreamento que o usuário final poderá executar. Criarei abaixo um cenário para que o entendimento sejá mais fácil.

José trabalha no departamento de compras de uma empresa, e recebe um telefonema de seu gerente perguntando sobre quais pedidos de compra foram feitos para o item MP001 e qual o saldo atual de estoque.

O caminho normal seria abrir o sistema, clicar na guia de contas a pagar e em seguida em ordem de compra. Por final, um procedimento parecido deveria ser feito no item para checar seu saldo em estoque. Por sua vez com a procura global, deveríamos previamente configurar as respectivas tabelas para esse exemplo, que são:

  • purchLine
  • inventTable
Para realizar a configuração e habilitar o uso da pesquisa global, os seguintes passos devem ser seguidos:

1 - Configurar as Tabelas em :
Basico > Rastreamento de Dados : Configuração de Tabela




2 - Iniciar o Rastreador em :
Basico > Rastreamento de Dados : Rastreador de Dados



3 - Realizar a consulta utilizando a pesquisa global. Podemos inciciar a pesquisa clicando em Editar > Localizar ou simplesmente usando as teclas Ctrl + F.



No caso citado utilizei como fonte de pesquisa o item MP001 e a pesquisa como podemos ver, nos retorna a quantidade de registros e suas respectivas categorias e ao invés de se fazer todo o caminho, podemos simplesmente clicar nos link´s e ter acesso diretamente a informação requisitada.

Por hora é só. Até o próximo post.

Nenhum comentário: